terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Gaufres

Este fim de semana houve piolho doente e por isso, da cozinha digno de referencia, só saíram mesmo uns gaufres para a doentinha...

Ingredientes:

125g farinha
20g de açúcar com aroma de baunilha
40g de açúcar branco
1/2 pacote de fermento (tipo faripan)
2 ovos
125ml leite (pode ser substituído por igual quantidade de água ou cerveja)
35g de manteiga derretida e à temperatura ambiente
1 pitada de sal

Preparação:
Juntar a farinha, o açúcar, o fermento, o sal com os ovos e mexer bem. Adicionar o liquido gradualmente mexendo bem. Por fim juntar a manteiga derretida à temperatura ambiente. 
Deixar a massa repousar 30 a 60m.




segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Polvo

Este fim de semana o polvo intrometeu-se lá em casa em dose dupla: Polvo à Lagareiro e Arroz de Polvo.

O 1º foi mesmo o Polvo à Lagareiro.

Sábado de manhã é dia de "correr as capelas": pão, fruta, legumes,... e então precisei deixar o almoço a adiantar... e nada melhor que a Amiga para ficar a cozer o polvo!

Agora..... programa para cozer 3 polvos pequenos congelados.... Bem experimentei e acertei :)

Ingredientes:
Polvos pequenos congelados
Água
Vinho Tinto (pelo menos 1 copo)
Cebola
Sal

Cozedura:
Menu: Carne com ajuste de tempo (12m)

Para fazer o polvo à lagareiro, e como ainda não estou confortável com o Menu Horno, coloquei-o no forno para tostar e servi-o em cima de uma fatia fina de broa de milho com batas cozidas e bróculos. Este foi o resultado:


***************

Como sobrou polvo e tinha reservado a água da cozedura, toca de experimentar o menu Arroz :)

Ingredientes:
Polvo previamente cozido em água, vinho tinto com cebola e sal
Azeite
Cebola
Alho
1 Folha de Louro
Sal
Pimenta
Arroz
Salsa

Refogado:
Menu: Freír (10m)
Colocar na panela a cebola, o alho e o azeite. Seleccionar o menu Freír. Deixar refogar, mexendo ocasionalmente, até a cebola ficar translucida. Adicionar o polvo cortado aos pedaços e mexer. Caso ainda não tenham passado os 10 m seleccionar o botão Off para terminar o Menu.

Cozedura:
Menu: Arroz (8m)
Adicionar em iguais partes água da cozedura do polvo e água e temperar a gosto (sal e pimenta). Adicionar o arroz e mexer. Fechar a FussionCook e seleccionar o Menu Arroz. Retirar e polvilhar com salsa.

O resultado não podia ser melhor para uma 1ª vez. O arroz estava no ponto certo.
A foto aqui já o mostra menos cremoso porque foi tirada depois da princesa de 20 meses almoçar :)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Primeiro Prato de Carne

Receita de Pernas de Frango Guisadas com Batata, Cenoura e Ervilhas

Ingredientes:
Cebola
Alho
Azeite
Vinho branco
1 Tomate
2 pernas de frango
Batatas, cenouras e ervilhas a gosto
Água
Sal e Pimenta qb
Salsa

Refogado:
Menu: Freír (10m)
Colocar na panela a cebola, o alho e o azeite. Seleccionar o menu Freír. Deixar refogar, mexendo ocasionalmente, até a cebola ficar translucida. Regar com vinho branco e adicionar o tomate cortado aos bocados. Caso ainda não tenham passado os 10 m seleccionar o botão Off para terminar o Menu.

Cozedura:
Menu: Carne (15m)
Colocar as pernas no fundo da cuba, seguidamente as cenouras cortadas às rodelas, as batatas médias cortadas apenas ao meio e finalmente as ervilhas. Adicione um pouco de água e tempere a gosto. Fechar a FussionCook e seleccionar o Menu Carne.

No final polvilhar com salsa antes de servir.

Voilá...Ficou com bom aspecto servido em tachinho de barro :)

Nota: A água que se coloca é praticamente a água que fica ou seja não evapora... Realmente a FussionCook depois de ganhar pressão não liberta vapor!
Eu achei que não e então o primeiro prato de carne ficou com um bocadinho de molho a mais..... Verdinha!

O ponto alto do Jantar de Natal

Este não foi made in FussionCook, mas não posso deixar de partilhar:

Tempo de preparação: 2H
Tempo de cozedura no forno: 2H
Receita do Jamie Oliver

O melhor do peru: Feito pelo marido :)

O que torna esta receita óptima é também o mais complicado de fazer, pelo menos na primeira vez: o peru é recheado entre a pele o o peito. A pele é descolada da carne com a ajuda de uma colher e depois preenchido este espaço com o recheio. O objectivo é não deixar secar a carne da parte do peito (como as pernas demoram mais tempo a cozinhar por norma estes ficam secos).

Um dos ingredientes é o aipo e como não somos muito fãs reduzimos a quantidade de 2 ramas para apenas 1. Quando se cozinha o recheio nota-se bastante o cheiro do aipo mas efectivamente depois de totalmente cozinhado o peru fica excelente e o aipo nem damos por ele.

Primeira Experiência

Ora bem... A FC chegou dia 23 de Dez e dada a urgência no dia 24 (noite do jantar de natal lá em casa) a 1ª experiência foi mesmo bolo de noz e amêndoa. O forno estava demasiado quente para e para não queimar o bolinho lá fui testar a FC. Não consegui tirar foto do bolo inteiro (a azáfama era mais que muita), mas aqui vai o resultado que foi para a mesa:

Receita Bolo de Noz e Amêndoa com cobertura de doce de ovos de Aveiro

Bolo:
6 ovos
100g de açúcar amarelo
50g de mel
50g de manteiga
150g de miolo de noz moído
150g de miolo de amêndoa moído
100g de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó
1 c. de sopa de canela
***
Numa tigela, bater o açúcar amarelo com o mel e a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Partir os ovos, separando as gemas das claras e juntar ao creme as gemas, batendo sempre até obter um preparado fofo. Adicionar o miolo de noz, o miolo de amêndoa, a farinha, o fermento e a canela. Misturar bem sem bater.
À parte, bater as claras em castelo e incorporar no preparado anterior.

FussionCook:
Pincelar a cuba antiaderente
Menu Cake (45 m)

Cobertura:
(Ovos Moles de Aveiro - Receita Económica)
8 gemas de ovos
300g de açucar
60g de farinha de arroz
***
Levar o açúcar ao lume com um copo de água e deixar ferver até fazer ponto de espadana (117ºC). Entretanto, dissolver a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adicionar o açúcar a esta solução e levar a mistura a cozer durante 5 minutos. Retirar a mistura do lume, deixar arrefecer um pouco e juntar uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturar os dois elementos e levar tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos terem a espessura desejada.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As Novas FussionCook

Home Cooking | Touch Advance




Iniciadas

Após vários meses de 'namoro' às ollas multi funções dos vizinhos, e sem decisões à vista porque são todas muito similares, eis que aparecem as novas FussionCook com uma promoção de lançamento que incluía uma quantidade jeitosa de acessórios. Estava mais que decidido! Vinha uma FussionCook Home Cooking... quando eis que... surgiu mais uma interessada na olla maravilha... e.. queria duas: uma para oferta e outra para consumo próprio.
Decidimos então procurar mais uma interessada para podermos mandar vir as FussionCook Touch Advance a um preço mais simpático... E aí é que foi uma aventura. Nenhuma de nós tem perfil para vendedora!
Depois de muito procurar e de correr contra o tempo (a prenda era para o natal) achamos mais uma interessada e parte deste blog, onde nos propomos a traduzir algumas recitas do livro que vem em espanhol, será para ela...
Que comecem então as aventuras e desventuras das duas, aqui relatadas neste blog, com a FC Touch Advance.